quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Anjos Rebeldes

Hoje foi um daqueles dias em que a gente abaixa as armas e coloca em xeque as coisas que acredita, pois parece estar sozinho. Quando de alguma maneira você se envolve com a política, num país onde tal palavra ganhou a pior conotação possível, parece que todas as suas atitudes são friamente calculadas para alguma finalidade maquiavélica. Você não pode estar militando por alguma causa por pura paixão e ideologia. Que tempos vivemos em que temos que explicar nossas paixões? Que tempos vivemos em que precisamos desenhar aquilo que acreditamos ser justo?
Por coincidência divina, mudando de canal na tv, me deparei com um fantástico filme ( Iron Jawed Angels- Anjos Rebeldes). Do ponto de vista artístico muito simples, mas historicamente extremamente importante. Ele retrata a luta das sufragistas pelo voto feminino nos Estados Unidos. Que biografia inspiradora essas mulheres tiveram. Sofrendo com elas os retrocessos e comemorando os avanços, foi então que me dei conta que, mesmo com tudo aquilo de mal que o ser humano pode carregar, apontar e condenar quando alguém está remando contra a maré, não podemos simplesmente desistir de acreditar nas mudanças. Isso pode parecer piegas, mas me trouxe algum sentido refletir dessa maneira. Em memória à essas mulheres que foram presas, apanharam, dedicaram sua vida pessoal e profissional à esta causa maior que foi a de nos dar o direito ao voto, e mais, a existir a possibilidade de uma mulher ser a representante eleita das pessoas, é que precisamos nos manter firmes. Seja o que for pelo que lutamos, desde que seja justa essa causa, não pode ter fim pois depois de nós virão outros e só temos o que temos hoje porque ontem alguém sacrificou o seus dias ou sua vida por isso.
O diálogo pode parecer enviesado, alguns colocam no mesmo saco o que alguns classificam como uma visão de esquerda, uma visão de direita, quando não é nem isso mais que eu quero discutir... Se a noção de justiça social se encaixa no que historicamente ficou conhecido como pensamento de esquerda, então sim, eu sou de esquerda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário