quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sobre blogs de beleza, celebridades e Sofia Coppola

Esta semana assisti o novo filme da Sofia Coppola, "Bling Ring - A Gangue de Hollywood".
Sofia sempre me encheu de amor pela arte do cinema. Poderia até dizer que foi com ela que comecei a buscar filmes mais introspectivos e artísticos, começando com o belo As Virgens Suicidas e passando pelo tocante Encontros e Desencontros (este vive no meu coração).
Criei uma certa expectativa. Sabia que Ema Watson (ex-Hermione Harry Potter) estava no elenco e sempre gostei de como a Sofia trabalhou com a imagem dessas novas atrizes (Scarlet Johansson e Kirsten Dunst). Para este filme porém, tenho que dividir minha opinião em duas partes.
A primeira: Para um filme da Sofia Coppola este longa foi uma decepção. Na verdade um filme desnecessário em sua carreira. A única coisa original ali que me chamou a atenção foi a trilha sonora. No mais o filme tem uma linearidade óbvia demais.
A segunda : O assunto do filme traz várias reflexões e serve como uma espécie de denúncia social para esse estilo de vida americano que é seguido por TODOS os jovens do planeta. Você deve estar se perguntando como eu elogio a temática e me decepciono com o filme. Quem conhece os filmes da Coppola sabe do que estou falando.
No entanto, voltando ao assunto, a história da gangue que assaltava a casa de famosos em Hollywood é extremamente interessante (já tinha sido inclusive transformada em filme mesmo sendo tão recente). A sensação que me causou foi uma espécie de admiração por esses adolescentes, que já viviam naquele espaço de glamourização da imagem pública e que, como Robin Hood às avessas, resolveram tomar pra si a parte que lhe cabiam dessa vida pública ridícula de ostentação que algumas celebridades alimentam. Aquilo é criado, é imposto, é vendido como valor e não pode ser violado? Foram eles ladrões de fato? Como assim Paris Hilton deixa as chaves de casa debaixo do tapete? (Estou questionando tudo isso porque tudo isso de fato aconteceu).
Tentei pensar sobre isso um pouco mais dentro da minha realidade.
Recentemente peguei a mania de frequentar blogs de moda e maquiagem. Nunca gostei dessas coisas mas como não tenho mais pele de 15 anos e o corpo também já não é de 20 (estou indo para os 27) comecei a me envaidecer um pouco mais e buscar ferramentas para isso. Por sorte minha maior referência nesse aspecto tem sido a Julia Petit. Eu digo sorte porque a Julia consegue fazer do Petiscos um arsenal de vários tipos de informação, sem contar que vira e meche ela questiona os padrões, as tendências e tudo mais. Sim, ela questiona as tendências.
Essa palavra "tendência" me dói na alma, pois é ela que alimenta a indústria e causa esses efeitos nas mentes e corações aflitos. 
Pois bem, diferentemente do trabalho que a Julia faz, outros blogs e sites famosinhos nesse nicho não seguem exatamente essa linha e acabam caindo exatamente no que o filme aborda. Uma excessiva glamourização de marcas, tendências e celebridades. O que se observa é uma proliferação exagerada de blogs caseiros e vazios em conteúdo que tentam reproduzir o que alguns nomes criaram. Esses alguns nomes por exemplo, meninas que ganham a vida fazendo propaganda de cosméticos em seus sites e em sua grande maioria são casadas com algum parceiro rico (eu li em algum lugar que boa parte das novas blogueiras são as "antigas" espera marido). Achei o comentário um tanto quanto tosco e machista. No entanto, ao se passear por uns 5 deles você pode descobrir que elas tem entre 20 e 30 anos e que um dos assuntos que mais rendeu "posts" é a preparação do casamento (escolha do cabelo, maquiagem e decoração). Aquela coisa do inconsciente coletivo que parece até uma competição. Eu não sei quem começou isso tudo de blog de maquiagem. Peguei o bonde andando e fiquei com a Júlia porque ali o negócio chega a parecer uma brincadeira, mas com responsabilidade da imagem que ela está passando. Algo como : não leve tão a sério a construção da sua imagem, você não precisa usar Chanel, você pode fazer o mesmo com uma sombra da Vult, etc. Ou seja, falta um pouquinho de noção dessas demais blogueiras que, SIM, elas também são formadoras de opinião. Pode usar a sua base Saint Laurent, mas mostra pra mocinha que está assistindo que existe uma outra opção de produto nacional e mais barato, porque queridos, o mercado de cosméticos brasileiros simplesmente começou a bombar depois que esses blogs surgiram.
Enfim...muitas divagações. Fico aqui a me questionar até que ponto saio imune disso tudo quando simplesmente morri de amores pela bolsa que a Sofia Coppola desenhou para a "Luis Vitão" ... é pois é. 
Parece que não, mas no fim está tudo interligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário