quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brasil e seus cartões postais, estamos conhecendo

Faz um tempinho que eu não apareço por aqui. Não sei explicar porque. Talvez o fato de que este seja mesmo um espaço esquecido e secreto na rede "internética". By the way, me deu vontade de fazer aqui um breve registro das últimas duas viagens que realizei.
Não, eu não sou do tipo que viaja muito, até porque até pouco tempo atrás não tinha dinheiro pra isso. Desde que a possibilidade ($) começou a aparecer eu comecei a dar os meus saltos.
No mês de agosto, através do convite de duas amigas queridas (que iam ao Rio visitar um amigo que morou com elas em Portugal) tive a doce oportunidade de conhecer a cidade maravilhosa. Eu usei a palavra doce porque é esta sensação que o Rio de Janeiro me passou.

Óbviamente  que como boa cientista social que sou tenho a clareza que o Rio de Janeiro é MUITO mais do que aquela belezura de Copacabana/Ipanema/Leblon que eu vivenciei. Mas aproveitei a oportunidade da minha estadia e me deliciei com o mar, a vista, o pão de açúcar e a delícia de dar uma pedalada de bike até a Urca para comer bolinho de bacalhau com cerveja apreciando aquela vista linda de barquinhos no entardecer. Vim embora com vontade de voltar. É cenário pra Lua-de-mel com certeza (embora eu não pense em casamento nem em lua-de-mel).
Eu não sei explicar como e porque mas não me saiu da cabeça a música do Caetano e cada vez que eu ouvia aquele sotaque eu achava lindo demais. Deu uma vontade de se apaixonar. Porque e quem no momento eu não sabia.


Da segunda viagem retornei a poucos dias. Tinha planejado com o meu irmão já fazia algum tempo ir para um congresso de Geografia em João Pessoa. Aproveitando que temos parente por lá, ficamos 10 dias.
Minha segunda ida ao Nordeste. João Pessoa é tranquila, bonita, com belezas naturais incríveis. Ou eu não pesquisei mais a fundo ou em Recife de fato (minha paixão)  a cultura nordestina borbulha mais alto que na Paraíba. Mas claro...foi de novo uma delícia aquele sotaque, o coentro, o som do forró, o mar, o sol, o bolo de rolo... tudo aquilo que a gente ama demais daquele povo lindo. Acho que uma das coisas mais interessantes desa viagem, além da amizade com o pessoal da Universidade de Londrina, foi poder ter tido a oportunidade de traçar um caminho entre João Pessoa e Recife de carro e cruzar algumas cidadezinhas pequenas no caminho. Perceber que aquelas estradas ainda estão tomadas de cana e casarões e que nas pequenas cidades ainda a praça com a igrejinha é a centralidade. E não, eu não chamo isso de atraso, mas de um hábito, cultura e um não sei mais o que que nós do sudeste desconhecemos e por vezes ignoramos.

O próximo destino agora é o concurso público que vou prestar, e que por conta dessas viagens, acabei sacrificando alguns dias de estudo e algumas páginas da tese de mestrado.
Só fica uma constatação: o bichinho da vontade eterna de viajar e conhecer outros lugares me picou =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário