sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Simone, a Geni da vez, sobre mulher, gerações e outros lugares em 'Mal-entendido em Moscou'



“Era raro que Nicole simpatizasse com uma mulher. Com suas alunas, sim: podia-se esperar que crianças e adolescentes fossem diferentes das mais velhas. Mas as adultas! As mulheres jovens eram como Irene: exerciam com um zelo extravagante a “profissão de mulher”: como se fosse uma profissão mesmo! As mais velhas lembravam a Nicole suas revoltas na infância, faziam-na pensar em sua mãe. “Uma moça não pode”. Ela não seria aventureira, nem aviadora, nem capitã de navio. Uma moça. Musselina, organdi, as mãos muito suaves da mamãe, a maciez dos seus braços, o perfume que grudava na minha pele. Seu sonho era que Nicole arranjasse um casamento com alguém rico, pérolas, peles raras. E a briga começou. “Uma moça pode”. Ela continuou seus estudos, jurou contrariar seu destino: escreveria uma tese notória, teria uma cátedra na Sorbonne, provaria que o cérebro de uma mulher vale tanto quanto o de um homem. Nada disso aconteceu. Ela deu cursos e militou nos movimentos feministas. Mas, como as outras- estas outras de quem não gostava- , deixou-se absorver por seu marido, seu filho, seu lar. Macha com certeza não se deixava absorver por ninguém. No entanto, aceitava com naturalidade sua feminilidade: sem dúvida porque vivia, desde seus quinze anos, em um país onde as mulheres não têm complexo de inferioridade. Macha visivelmente não se sentia inferior a ninguém.”

BEAUVOIR, Simone de. Mal-entendido em Moscou. Rio de Janeiro: Record, 2015.

Em tempos politicamente sombrios, Simone se tornou a Geni da vez quando o debate sobre a questão de gênero foi levantado pela bancada cristã/evangélica nos Planos Municipais de Educação e na mais recente prova do ENEM. Porém, contra a burrice, o pensamento, brilhantemente observado por Eliane Brum em seu artigo para o El País. 

Ler, ler, conhecer, se munir... 

Mal- entendido em Moscou foi escolhido para o projeto Leia Mulheres em Itapetininga este mês, com mediação da Déa Paulino. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário