segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pensando no que é amor



 Tenho uma teoria acerca da palavra amor. Parece complexo mas na verdade é a mais simples das coisas. Minha tentativa de teoria surgiu inspirada pela banda que me inspira amor: Os Beatles. Surgiu também de algumas mensagens chatas compartilhadas por algumas meninas e meninos via facebook reclamando que "eu te amo" foi banalizado. Pensei: que bom que o amor foi banalizado! Logo percebi que poderiam me interpretar mal. É que banalização pode ser entendida aqui como popularização ou difusão. 
 Deixem-me explicar. Percebo que desde tempos imemoriais se cultivou uma idealização acerca da palavra amor (e consequentemente do sentimento), como se este fosse algo perfeito, sublime, raro e quase inatingível. Desse modo, poucas coisas poderiam ser atribuídas ao amor. Poucas e grandiosas. Essa grandiosidade provocou uma busca difícil nas mentes humanas. Alguns inclusive acreditam que uma pessoa pode amar um companheiro apenas uma vez na vida. Claro que enquanto cientista social, apreciadora dos fatos históricos e da literatura, posso facilmente relacionar isso com o advento do romantismo e do ideal de vida burguês capitalista. Sendo assim, dentro do nosso sistema sou a favor da banalização do amor, desde que este venha sempre acompanhado de atos positivos, ou como diria o sociólogo Raymond Wilianns, de sementes da vida. 
O amor não precisa ser algo raro, restrito e atribuído apenas a poucos momentos e pessoas. Ele pode ser comum, cotidiano e irradiado em diversas direções ao mesmo tempo. Sendo assim nossas ações positivas, gentis, colaborativas, sustentáveis, tolerantes, compreensíveis, somatórias, éticas, carinhosas, etc. podem sim ser classificadas como atitudes de amor. Se o mundo em que vivemos está dominado pela ganância e pelo individualismo, porque não classificar toda atitude positiva como uma atitude de amor? Se all you need is love e love is all you need vamos banalizar o amor!
Então sim, tudo que rolou ontem, na semana passada, hoje e amanhã que for honesto e positivo que seja AMOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário