domingo, 29 de maio de 2011

Blue


Para não dizer que não falei das flores, gostaria de citar por aqui Joni Mitchel.
Graças a uma publicação da minha prima no facebook retomei este disco esses dias e penso agora como é engraçado re-ouvir (se é que essa expressão existe) um disco tão querido em um outro período da vida.
Logo que entrei na faculdade os meus ouvidos foram enevoados por um clima "Almost famous" (do filme mesmo) e Joni Mitchell não ficaria de fora dessa trilha sonora que embalava os meus anos incríveis (da série mesmo).
Mas ouvir a Joni hoje (com essa intimidade mesmo) é um exercício de maturidade. Não é a toa que este disco está marcado na história do rock (seja lá o que isso significa). Tudo bem que depois ela lançou coisas mais diferentes, mas foram só os reflexos dos anos 80.
Blue carrega canções maravilhosas, uma a uma com densidade e emoção ímpar. Destaco Little Green, Carey, a case of you e River. Esta última esteve na trilha sonora de Quase Famosos, Anos Incríveis e da minha vida. O disco pode ser Blue, mas é um Blue lindo... que nos carrega para uma década de 70 onde os sonhos pareciam ser possíveis, onde 68 era recente, e onde os anos 80 pareciam distante no quesito frustrações. Eu não estive lá, mas Joni me dá um gostinho de Califórnia hippie, hoje "nostalgia do não vivido", claro.
Joni compôs ainda uma canção que não está nesse disco mas que gosto muito, Big yellow taxi.
"They paved paradise
And put up a parking lot"

Fico imaginando o que é cantar isso no fim dos anos 60. Com certeza ainda não colocariam isso numa propaganda de refrigerante...
Mas preciso dizer que a capa mais linda dos seus discos foi a do Both Sides Now de 2000, que reúne várias canções, entre elas a maravilhosa both sides now (é o disco que uma das personagens do filme Simplesmente Amor ganha). Li em algum lugar que foi pintada por ela:


Vale lembrar que Renato Russo no acústico MTV também faz uma referência a Joni interpretando The last time I saw Richard...


Deixo uma apresentação dela de 1970 com Both Sides Now...


Inspiradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário